INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE

FORMAÇÃO DE ANALISTAS JUNGUIANOS

De 15 de Agosto à 01 de Novembro de 2019

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas – IPAC
Filiado à Associação Junguiana do Brasil – AJB e à
International Association for Analytical Psychology – IAAP

Formação de Analistas Junguianos

O Instituto de Psicologia Analítica de Campinas é uma entidade sem fins lucrativos, filiado à Associação Junguiana do Brasil (AJB), que por sua vez é filiada e credenciada pela International Association for Analytical Psychology (IAAP).

O IPAC tem como objetivos difundir o pensamento da Psicologia Analítica fundada por C. G. Jung, promover cursos de formação de Analistas Junguianos e cursos de extensão no campo da Psicologia Analítica, além de promover pesquisas teóricas e aplicadas dentro do referencial Junguiano, tem também como objetivo zelar pela seriedade e dignidade do exercício profissional, por meio de simpósios, palestras e cursos intensivos.

Desde 2001 o IPAC está realizando CURSOS DE FORMAÇÃO DE ANALISTAS JUNGUIANOS. Além dessa formação, o IPAC vem mantendo grupos de estudos e de supervisão em Psicologia Analítica, bem como atualização continuada para os seus membros.

Uma das preocupações da Formação de Analistas do IPAC é buscar novas formas de aplicação da Psicologia Analítica no mundo contemporâneo, seja através de métodos psicoterapêuticos que utilizem linguagens não verbais, (tais como Sandplay, vivências de arteterapia, Role-playing e etc.), utilizando técnicas grupais e corporais com enfoque junguiano. Realizando o devido treinamento dos diversos procedimentos analíticos no manejo clínico, o IPAC tem também a preocupação de pesquisar técnicas psicoterápicas breves que contemplem a realidade social vigente em nosso país, dentro do referencial da Psicologia Analítica.

Outra área de influência da Psicologia Analítica a ser pesquisada no IPAC é o desenvolvimento da criatividade tanto como forma de leitura da sociedade contemporânea como recurso de psicologia preventiva e promoção de saúde mental.

Em Agosto de 2019, iniciaremos a seleção para a nova turma do Curso de Formação em Análise Junguiana – turma 2020, destinado a médicos e psicólogos.

Pré-requisitos para realizar o processo seletivo:

O processo seletivo para o Curso de Formação de Analistas requer obrigatoriamente os seguintes pré-requisitos:

  1. Ser médico(a) ou psicólogo(a) com registro no CRM e/ou CRP há pelo menos 2 (dois) anos.
  2. Ter um mínimo de 2 (dois) anos de prática clínica em psicoterapia.
  3. Comprovar realização de, no mínimo, 100 (cem) horas de psicoterapia individual, transcorridos num período máximo de 3 (três) anos antes de requerer entrar no curso de formação de analistas.
  4. Comprovar realização de, pelos menos, 50 (cinquenta) horas de supervisão clínica de orientação em Psicologia Analítica (individual e/ou em grupo).
  5. Participar integralmente do Processo Seletivo.
  6. Pagamento de R$ 300,00 (trezentos reais) de taxa de inscrição ao IPAC, pessoalmente ou por depósito bancário: ITAÚ, Ag. 1565 CC 22232-8. Favor enviar cópia do recibo ao IPAC, por correio.

O Processo Seletivo:

O processo seletivo de interessados no curso de formação de analistas é realizado pelo Instituto de Psicologia Analítica de Campinas e consta de duas fases.

Fase 1 – O(A) interessado(a) deve entregar os seguintes documentos em 3 (três) vias:

  1. ficha de inscrição no processo seletivo;
  2. termo de inscrição atestando ciência e concordância com os critérios de processo seletivo;
  3. certidão ético profissional e o termo de quitação do registro CRP/CRM;
  4. uma autobiografia, não necessariamente cronológica e redigida pelo próprio interessado;
  5. o currículo profissional digitado e/ou Curriculum Lattes atualizado;
  6. a(s) declaração(ões) de realização de psicoterapia individual;
  7. a(s) declaração(ões) de realização de supervisão clínica de orientação em Psicologia Analítica (individual e/ou em grupo);
  8. cópia do diploma de médico e/ou de psicólogo;
  9. cópia da Carteira Profissional do CRM e/ou do CRP;
  10. comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo, conforme estabelecido pelo instituto.

A documentação do candidato deverá ser entregue ou enviada aos endereços abaixo mencionados até o dia 01 de novembro de 2019. A ficha de inscrição deverá ser  encaminhada por e-mail. A certidão ético profissional deverá ser solicitada no Conselho profissional correspondente, igualmente sendo enviada por e-mail.

Aprovada a documentação, o candidato passará para a segunda fase do processo de seleção.

Fase 2 O processo seletivo constitui-se de:

  1. A análise, avaliação e aprovação da documentação apresentada pelo(a) interessando(a);
  2. A realização de 3 (três) entrevistas no mínimo, com analistas didatas da AJB indicados pela comissão de seleção do instituto, quando serão analisados o curriculum vitae, a autobiografia e demais conteúdos relevantes para avaliação do(a) interessado(a). O interessado deve arcar com os custos dessas entrevistas.
  3. A entrevista devolutiva, devidamente agendada e realizada por um dos analistas avaliadores, para apresentação do resultado do processo seletivo. A entrevista devolutiva deve ser realizada em consonância com os princípios éticos do Código de Ética da AJB.

As 03 entrevistas serão realizadas de 02 novembro até a o dia 02 de dezembro de 2019, por analistas didatas da AJB (Associação Junguiana do Brasil), indicados pela comissão de seleção do IPAC. Tais entrevistas deverão ser marcadas diretamente com os Analistas e pagas diretamente aos mesmos no valor estipulado de R$ 200,00 (duzentos reais) por entrevista.

As entrevistas devolutivas serão realizadas de 03 de dezembro à 20 de dezembro de 2020, quando então os resultados serão informados.

Em caso de dúvida entrem em contato com o IPAC nos dados abaixo citados.

AS INSCRIÇÕES deverão ser enviadas à Comissão de Ensino do IPAC, no seguinte endereço:

Rua: Caetano Olivo, 51, Estância Recreativa San Fernando, CEP 13.278-134 – Valinhos – SP

MAIORES INFORMAÇÕES:

IPAC – ipacamp@gmail.com

TEL: (019) 996077559