XXV SIMPÓSIO REGIONAL PARCERIAS TÓXICAS- Psicopatologia das Relações Humanas

XXV-Simpósio-Cabeçalho

Sexta-feira - 26/05/2017
18h - Abertura Flamenco – Tarantos  por Lu Garcia
Centro de Arte Flamenca de Campinas.

19h às 20h – CARMEN POR CARLOS SAURA -  O caráter autônomo da Alma, toxicidade e loucura.
Lunalva A. Fiuza Chagas
Psicóloga Clínica, Membro Analista Didata da Associação Junguiana do Brasil (AJB), Membro da International Association of Analytical Psychology (IAAP), Membro do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas (IPAC), Docente convidada do curso de Especialização em Psicologia Analítica da Unicamp.  

20h30 às 22h – BELEZA AMERICANA: A crise na metanóia e o Renascimento na transição psicológica
André Vieira de Almeida
Psicólogo Clínico, Especialista em Psicologia Analítica, Membro Analista da Associação Junguiana do Brasil (AJB), Membro da International Association of Analytical Psychology (IAAP), Membro do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas (IPAC)

Sábado - 27/05/2017
9h às 10h30 – A EXPERIÊNCIA DO ESTRANHO E DO FAMILIAR NOS CONFLITOS IDEOLÓGICOS EM ALGUMAS SITUAÇÕES SOCIAIS.
O dilaceramento e a expressão da alma coletiva como caminho do encontro e desencontro com o Outro e o outro.
Claudio  Silva Loureiro
Psicólogo Clínico de adolescentes e adultos e Supervisor Clínico-Institucional. Orienta Grupos de Estudo de Mitologia Grega. Supervisor Clínico e Institucional da rede publicar e serviços de atendimento na saúde mental e Assistência Social. Especialista em Orientação Profissional, no tratamento das Dependências e no atendimento de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Trabalhou nove anos na Enfermaria de Psiquiatria do Hospital Geral de Diadema no atendimento da população dependente de álcool e outras substâncias psicoativas como psicólogo Clínico e hospitalar. Dez anos no Projeto Quixote como Coordenador Clínico e Coordenador do Projeto Refugiados Urbano no atendimento de jovens em situação de rua. Trabalhou três anos no ambulatório de Saúde Mental da Vila Brasilândia no atendimento de jovens e adultos com transtorno mental grave. Pesquisador diletante e amador de Filosofia e Mitologia Grega, simpatizante das teorias psicodinâmicas da psicologia, com maior predileção pelo caminho apresentado pelo pensamento de Jung. Musico, compositor e cantor tendo “Madeira” lançado pela distribuidora Tratore em 2014 e novo trabalho a ser lançado no segundo semestre de 2017.

10h30 às 11h – Coffee Break

11h às 12h30 – NO CONTO DE FADAS O DRAMA E A REDENÇÃO.
João e Maria: abandono, abuso, desobediência, criatividade, morte e redenção
Idalina Aparecida de Souza
Psicóloga Clínica para Adultos e Crianças, Analista Junguiana para Crianças e Adolescentes pelo C G Jung Institute/ Küsnacht – Zurique, Membro associado da SOBRARE – Sociedade Brasileira de Resiliência, Membro Associado e Especialista pela ABMP – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática/SP, Membro da International Association for the Study of Dreams – IASD, Curso de Especialização em Psicologia Analitica – Unicamp, Curso de Especialização em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer A.C. Camargo São Paulo, Presidente e Coordenadora do Instituto Ânima de Estudos Junguianos de Ribeirão Preto/SP.

12h30 às 14h - Almoço
14h às 15h - "SEXUALIDADE E RELAÇÕES TÓXICAS - Esboço de um olhar junguiano para parcerias que mutilam"
Laura Muller
Psicóloga Clínica, Educadora Sexual, Comunicadora Social, Palestrante, Candidata à Analista pela Associação Junguiana do Brasil (AJB) pelo Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP).

15h às 16h30 - A CLÍNICA DO NARCISISMO: uma aproximação entre a Psicologia Analítica de Carl G. Jung e a Psicologia do Self de Heinz Kohut.
Roberto Rosas Fernandes  
Psicólogo clínico e analista junguiano pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) e International Association for Analytical Psychology (IAAP). É pós-doutor em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre e doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordena o Núcleo de Psicodinâmica Junguiana e Estudos Transdisciplinares da SBPA-SP e é filiado ao Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. É autor de Narcisismo e Espiritualidade (ed. Escuta) e A Psicologia Profunda no Novo Testamento (ed. Vetor).

16h30 às 17h – Coffee Break  

17h - Mesa Redonda: BEM ESTAR SOCIAL E COMPORTAMENTO SOCIOPÁTICO.  
Moderador: Dr. Joel S Giglio
Médico pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Médicas - área de concentração em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas. Fez Pós Doutorado na University of Kansas - campus de Lawrence- e na Menninger Foundation. Atualmente é Professor Associado MS 5 da Universidade Estadual de Campinas. Tem formação em Psicodrama, Psicologia Humanista Rogeriana e em Psicologia Analítica. È analista Junguiano, fundador do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas, filiado Associação Junguiana do Brasil e à International Association for Analytical Pshychology. Tem também formação musical e atuou como professor do Dept. de Música do IA / Unicamp. Atua como violinista em diversos grupos musicais.

CARA E COROA - faces da mesma moeda    
Dra. Maria de Fatima Franco dos Santos                  
Especialista, Mestre e Doutora em Psicologia; Professora da disciplina Psicologia Forense desde 1983 na Faculdade de Psicologia e desde 2008 na Faculdade de Direito; Professora da disciplina Prevenção à Violência Doméstica e Coordenadora do Curso de Extensão em Psicologia Forense, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Professora de cursos de Capacitação em Perícias Judiciais, Assistência Técnica, Psicopatologia Forense, bem como de Autópsia Psicológica, Violência Doméstica e Alienação Parental; Perita Judicial, Parecerista, Assistente Técnica e Supervisora em processos cíveis, criminais e trabalhistas. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica.

TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE E INTERAÇÃO PERVERSA DE PERSONA E SOMBRA.
Pedro Henrique Mendes Amparo
Médico Psiquiatra, atende em clínica particular como psiquiatria clínico e psicoterapeuta com base na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, além do trabalho com pacientes em regime de Hospital Dia e internados, tanto em Hospital Geral quanto em Clínica Psiquiátrica Especializada. Acompanhamento de processos judiciais como Assistente Técnico. Perito judicial junto ao TRT 15.

19h - Fechamento

 

XXV-Simpósio-Rodapé


IPAC – Instituto de Psicologia Analítica de Campinas - CRP/SP sob nº 4520/J
Copyright ® 2013 - Todos os Direitos Reservados

Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta-feira das 13h às 17h
Rua Caetano Olivo, 51 Est. Recr. San. Fernando Valinhos- SP 13278-134 Brasil

Tel : (19) 96077559 www.ipacamp.org.br e-mail: ipacamp@gmail.com