XXIX Simpósio Regional IPAC – Família: Aspectos Fundamentais da Dinâmica Familiar

Programa

Sexta – 04/10

18h – Inscrições e Entrega de Material e Welcome Coffee

18h40 – Abertura – Trio Mario de Andrade

19h – O PENSAMENTO SISTÊMICO EM JUNG E NA TERAPIA FAMILIAR.

Dra. Paula Pantoja Boechat
Médica(UFRJ), Analista Junguiana, Membro da IAAP (International Association for Analytical Psychology), Membro Fundador da AJB(Associação Junguiana Do Brasil) e do Instituto Junguiano do RJ. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RJ, Especialista em Terapia Familiar (Núcleo-RJ), professora de Pós-graduação em Psicologia Junguiana desde 1994, autora de vários artigos e do livro: Terapia Familiar: Mitos, Símbolos e Arquétipos;RJ:WAK, 3a Edição.

20h30 – LIMITES A SEREM DADOS E LIMITES QUE A VIDA DÁ

Paulo R. V. Corazza
Psicólogo, Analista Junguiano, Membro do Instituto Junguiano de São Paulo – IJUSP, da Associação Junguiana do Brasil – AJB e da Associação Internacional de Psicologia Analítica – IAAP, Especialista em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Famíliae, Engenheiro Civil e Músico.

22h – Encerramento

Sábado – 05/10

9h – AVÓS NA CONTEMPORANEIDADE

Denise Diniz Maia
Psicóloga clínica, analista didata pelo IJUSP/AJB, membro da International Association for Analytical Psychology, Zürich (IAAP). Especialista em Arte Integrativa, em Terapia Psicomotora e Cinesiologia Psicológica, com base junguiana. Coordenadora dos núcleos de assistência social (NAS) e de psicologia infantil do IJUSP. Atende principalmente crianças, adolescentes e orientação de pais. Além de outras publicações, é uma das organizadoras do livro: “Pais onde foi que acertei?” e autora de “Avós na contemporaneidade”.

10h30 – Coffee Break

11h – PSICOTERAPIA INFANTIL – REFLEXÕES SOBRE AS DINÂMICAS FAMILIARES E O SINTOMA DA CRIANÇA

Renata Whitaker Horschutz
Membro didata do Instituto Junguiano de São Paulo-IJUSP, da Associação Junguiana do Brasil-AJB, Membro da International Association for Analytical Psychology-IAAP (Suíça), Título de Teacher Member obtido em Zurique pela Intenational Society for Sandplay Therapy ISST (Suíça). Coordenadora do Departamento Infantil e do Adolescente da AJB, especialista em Cinesiologia Integração Fisiopsíquica com base na Psicologia Junguiana pelo Instituto Sedes Sapientiae. Idealizadora do site: www.psicologiasandplay.com.br

12h30 – Almoço

14h – FAMÍLIA, INFÂNCIA E JUVENTUDE: UM OLHAR DO DIREITO E DO PODER JUDICIÁRIO

Dr. Guilherme Silveira Teixeira
Graduado e mestre em direito processual pela Universidade de São Paulo. Juiz de direito (TJSP) desde 2009, atualmente na comarca da capital, com atuação nas áreas cível e da infância e juventude.

15h30 – Coffee Break

16h – SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL – MUTILAÇÃO DO CASAL PARENTAL ARQUETÍPICO NA PSIQUE INFANTIL 

Vanda Lucia Di Yorio Benedito
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Analista Junguiana pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA), filiada à IAAP ( International Association For Analytical Psychology), Coordenadora do Núcleo de Casal e Família na Clínica da SBPA( Soc. Bras. De Psic. Analítica), Coordenadora do curso “Terapia de Casal – Diversidade teórica e prática na abordagem da conjugalidade” pelo Instituto J.L.Moreno, Autora do livro: Amor Conjugal – Uma Abordagem Arquetípica. Editora Summus, São Paulo, 1996. Organizadora do livro: Terapia de casal e família na clínica junguiana – teoria e prática. Editora Summus, São Paulo, 2015. Autora de capítulos em livros, e artigos em revistas especializadas na área de casal e família.

17h30 – Encerramento

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas – IPAC
(19) 99607- 7559
ipacamp@gmail.com
www.ipacamp.org.br