Esta monografia aborda a psicodinâmica da auto-estima a partir dos conceitos que estruturam a personalidade de C.G.Jung.
A auto-estima é o sentimento de valor que o indivíduo tem sobre si mesmo, ela se estrutura a partir do relacionamento que a criança tem com seus pais, ou figuras de referência nos primeiros anos de vida.
A auto-imagem que o indivíduo tem de si mesmo desenvolve-se paralelamente com a noção de identidade. A formação do ego, da sombra e da persona estão diretamente relacionadas com a auto-estima.
Experiências de abandono que ocorram na primeira infância podem comprometer a capacidade afetiva, cognitiva, a formação da identidade e da auto-estima.
Para Jung, o arquétipo da criança representa a essência humana pré-consciente e pós-consciente. A partir desta vivência arquetípica o ser humano tem a possibilidade de rever suas experiências infantis de abandono e através da síntese dos opostos, a psique pode encontrar o caminho que leva a superação das projeções e à experiência da possibilidade de integração, ou seja, à Individuação.
Elaine Maria Castro de PaulaAno: 2017Orientadora: Lunalva Fiuza Chagas Resumo: Este trabalho pretende traçar um paralelo entre a jornada de auto-conhecimento que realiza Riobaldo, personagem principal de ” Grande Sertão:veredas” com o conceito junguiano de “processo Leia mais…
Rejane Maria Gomes Leite NatelAno: 2012Orientador: José Jorge Zacharias Resumo: O Mito do Curador-Ferido é identificado nas Sociedades Xamânicas e através de JUNG e VON FRANZ, traço um paralelo, quanto à atuação e formação do Leia mais…
Deborah Marçal de Almeida LanducciAno: 2019Orientador: Alessandro Caldonazzo Gomes Resumo: Esse texto nasceu da percepção de que o que se faz em análise é um trabalho árduo e intenso, e da constatação de que há poucos Leia mais…
0 comentário