Palestra IPAC – “Escrevivência, complexo racial e cura: uma leitura junguiana da obra “Becos da Memória” com a Membro Analista Simone Rodrigues Neves

R$80,00

20/05/2023 das 10h às 12h

A Gravação da palestra ficará disponível até 15 dias após o evento para assistir.

Certificado de participação incluso.

AUTORIZAÇÃO DE USO DE DADOS

Ao efetuar a inscrição, o participante autoriza automaticamente o uso de seus dados cadastrais pela organização do evento, a título gratuito, e o compartilhamento dos mesmos com empresas parceiras e apoiadoras do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas – IPAC, com as exclusivas finalidades de gerar dados estatísticos, promover conhecimento e viabilizar ações e projetos relativos ao evento. Esta autorização poderá ser revogada a qualquer momento, mediante simples requerimento à Secretaria ou à Entidade realizadora, tudo em conformidade com o previsto na Lei n.º 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD.

AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

Ao efetuar a inscrição, o participante autoriza automaticamente o Instituto de Psicologia Analítica de Campinas – IPAC, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda sob nº 03.972.713/0001-05, com sede na cidade de Valinhos, do Estado de São Paulo, na Rua Caetano Olivo, nº 51, CEP 13278-134, e-mail: ipacamp@gmail.com, a utilizar e divulgar, conforme ajustado previamente, os direitos de uso das imagens e conteúdos gravados e/ou filmados e/ou fotografados, para uso de acervo interno e comercialização, renunciando expressamente, desde já, eventual contraprestação a qualquer título sobre as divulgações doravante, sendo que ficará a exclusivo critério do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas – IPAC, a sua divulgação nas mídias digitais, tais como redes sociais, etc.

Fora de estoque

Categoria:

Descrição

“Nessa palestra buscaremos refletir, por meio da perspectiva junguiana, sobre as contribuições das narrativas memorialistas para a transformação do complexo racial. Destacamos que a memória individual está interligada à memória coletiva e apontamos os impactos traumáticos decorrentes do aniquilamento das memórias dos afrodescendentes em decorrência do colonialismo ao longo da nossa história.

Buscaremos apresentar o romance “Becos da Memória” da escritora Conceição Evaristo, destacando a dimensão simbólica-arquetípica presente nessa obra e os aspectos do processo de individuação da autora. Constatamos assim que memórias traumáticas, carregadas pela potência dos complexos, quando “reeditadas” por meio da escrita, podem desencadear valiosas transformações psíquicas no campo individual e coletivo.”

Simone Rodrigues Neves

Psicóloga. Membro Analista Junguiana pelo IPAC/AJB/IAAP. Especialista em Psicologia Analítica pela UNICAMP. Mestre em Saúde Coletiva pela USP/RP.

Compõe a comissão editorial da revista Cadernos Junguianos e a coordenação do Departamento de Literatura da AJB.

É coordenadora da especialização em Psicologia Analítica do Instituto Vincence Solares e professora de Psicologia na Faculdade ESAMC em Uberlândia.

Ciclo de Palestras - Histórico