Apresentação:

O XXVI Congresso da Associação Junguiana do Brasil – AJB, que será realizado no Hotel Orotour Garden em Campos do Jordão/ SP, de 24 a 27 de setembro de 2020, tem como tema TEMPO.

 O Tempo, como tema de reflexão, parece ser uma questão que nos tem mobilizado a todos atualmente, seja pela sensação quase que coletiva de que o tempo cronológico nos devora e nos faz desejar ter mais tempo, seja pela angustia que temos vivido em relação ao meio ambiente e a urgência de tempo para interceder em seu favor, ou ainda, pela fabulosa evolução da ciência que têm nos possibilitado uma nova perspectiva da relação espaço- tempo. O tema se manifesta quase como um “chamado” para refletirmos sobre a questão de forma interdisciplinar, promovendo um diálogo da psicologia analítica com a física quântica, com a filosofia, com a astronomia, as artes, a música, a neurologia, com a ecopsicologia, os mitos e contos de fadas entre outros.

O tempo está ligado ao movimento, ao que anima, à alma. O tempo é um arquétipo.

Na mitologia Grega encontramos três divindades que se relacionam com o tempo: –Kronos é o deus do tempo e das estações, que se relaciona ao tempo sequencial, ou seja, o tempo cronológico. Porém, Kairós é a divindade que se opõe ao tempo cronológico e que se relaciona ao “momento certo” ou “oportuno”. Kairós corresponde ao tempo existencial, à qualidade da experiência vivida e, nesse sentido, equivale a um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. A sincronicidade ocorre quando esses dois tempos acontecem juntos. O tempo sincrônico significa o que ocorre ao mesmo tempo e possibilita que algo significativo ocorra, seja para um indivíduo, seja coletivamente.

Aion é o tempo do Self, da totalidade psíquica, do Inconsciente coletivo. O tempo do Self é caracterizado pela atemporalidade, pela eternidade, em um tempo divino. É o tempo da totalidade que a vivência do inconsciente nos revela. Através dos arquétipos podemos experimentar o eterno.

A alma está sujeita a estes três tempos. Para refletirmos e discutirmos sobre estas e outras questões a Associação Junguiana do Brasil tem a satisfação de convidar a todos os interessados a nos encontrarmos em Campos de Jordão, para um evento fraterno e frutífero. Aguardamos sua presença!

Conferencistas Internacionais:

Shantena Augusto Sabadini

Trabalhou como físico teórico na Universidade de Milão e na Universidade da Califórnia. Em Milão, pesquisou fundamentos da física quântica. Na Califórnia, contribuiu para a primeira identificação de um buraco negro. Nos anos 90, ele foi consultor científico da Fundação Eranos. Nesse contexto, estudou clássicos chineses e produziu várias traduções e comentários em italiano e inglês, incluindo o I Ching, o Tao Te Ching, o Chuang Tzu e o LiehTzu. Ele é diretor do Pari Center for New Learning. Suas publicações mais recentes incluem: -Peregrinações ao vazio: repensando a realidade através da física quântica, Pari Publishing, 2017, e - A Revolução Quântica e a Alma do Mundo, (Schumacher College Earth Talk, 5 de fevereiro de 2014).

Dr. Dennis Merritt

Mestre em psicologia humanística pelo Estado de Sonoma-California, doutor em patologia de insetos (controle microbiano de pragas de insetos) pela UC-Berkeley, diplomado analista pelo Instituto C. G. Jung de Zurique. Membro da IAAP, AGAP e do C.G. Jung Institute of Chicago. Atende como analista junguiano e ecopsicólogo em Madison e Milwaukee, Wisconsin. Merritt cresceu em uma pequena fazenda de gado leiteiro em Wisconsin, onde desenvolveu uma profunda conexão com a terra; daí o título de seu Guia para o Universo, de quatro volumes: Jung, Hermes e a Ecopsicologia. Ele enfatiza as dimensões ecopsicológicas da teoria e prática junguiana, como os sonhos e o I Ching podem ser usados para se conectar mais profundamente com o mundo natural. Escreveu o capítulo “Ecopsicologia: Psique e Natureza” em Repensando a natureza: desafiando os limites disciplinares (Routledge 2017). Seu blog tem artigos a partir de uma perspectiva junguiana, política e ambiental.

Palestrantes convidados:

Dr. Amancio Friaça

Dra. Anahy Fagundes Dias da Fonseca

Denise Amorelli Silveira

Dulce Helena Rizzardo Brizza

Dra. Elisabeth Bauch Zimmermann

Dr. Felipe Costa

Dr. Joel Salles Giglio

Leticia  Maura Capriotti

Lunalva Fiuza Chagas

Dr. Marco Aurelio Bilibio

Dr. Marco Heleno Barrreto

Dra. Maria Zélia de Alvarenga

Monica Zanzini Certain

Renata Whitaker

Dr. Victor Roberto da Cruz Palomo

Sonia Maria Marchi de Carvalho