Palestrantes

Dra. Anahy Fagundes Dias Fonseca
Humbertho Oliveira
Lunalva A. Fiuza Chagas
Dr. Marco Aurelio Bilibio
Dr. Paulo José Baeta Pereira
Dra. Sonia Maria Marchi de Carvalho
Vânia Kuraim
Dra. Veronica Fabrini
Dra. Zula Garcia Giglio

Programa

Sexta-feira – 25/09

19h30 às 20h – Apresentação Artística – “O Suspiro da Alma”
Dr. Paulo José Baeta Pereira
Professor Associado do Curso de Dança – Licenciatura na Escola de Belas Artes da UFMG; Psicólogo pela Universidade de Zurique; Doutorado e Pós-Doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP – Campinas/SP; Analista Junguiano pelo Instituto C.G.Jung de Zurique; Membro do IPAC (Instituto de Psicologia Analítica de Campinas), associado à AJB (Associação Junguiana do Brasil), e à IAAP (International Association of Analytical Psychology); Professor em Iyengar Yoga; Contato Liaison de Auroville com Auroville International Brasil.

20h às 21h30 – “Alma e Espiritualidade: o Literal e o Simbólico”.
Dra. Anahy Fagundes Dias Fonseca

Psiquiatra, Analista Didata pela Associação Junguiana do Brasil (AJB/IAAP), Coordenadora e co-fundadora do Departamento de Psiquiatria e Espiritualidade da Associação de Psiquiatria do RS, Coordenadora do Departamento de Psicologia Analítica e Espiritualidade da AJB, Membro do Comitê de Estudos e Pesquisas em Espiritualidade e Saúde Mental da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Membro da “Section on Religion, Spirituality and Psychiatry” da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA).

 

Sábado – 26/09

8h30 às 10h  – Alma e Clínica ou Alma em Clínica?”
Dra. Sonia Maria Marchi de Carvalho

Médica psiquiatra com graduação e residência na Unicamp. Em 1997 terminou sua formacao em psicologia analitica no Instituto C. G. Jung, Suíça, tornando-se membro da AGAP e IAAP e posteriormente da Sociedade Internacional da Psicologia como Disciplina da Interioridade, ISPDI. Há 22 anos ministra aulas, palestras e supervisão, principalmente sobre Alquimia, Cristianismo e Adições. Desde 2014 vem estudando o pensamento do analista alemão Wolfgang Giegerich que propõe a dialética para pensar a psicologia inaugurada por Jung.

10h às 10h15  – Intervalo

10h15 às 11h45 – “Alma e Psicologia Arquetípica-Soul-making, o cultivo de alma”
Lunalva A. Fiuza Chagas

Psicóloga, Especialista Clínica, Membro Analista Didata pelo Instituto de Psicologia Analítica de Campinas – IPAC, da Associação Junguiana do Brasil -AJB e International Association for Analytical Psychology – IAAP, Professora Convidada do Curso de Especialização em Psicologia Analítica da Unicamp

11h45 às 12h30 – “Os inebriantes odores da Alma: um conto clínico. Interlocuções entre a narrativa literária e a clínica arquetípica”
Vânia Kuraim
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar, Candidata a Analista Junguiana pelo IPAC, AJB e IAAP. Membro do Departamento de Literatura da AJB. Membro do Núcleo de Psicologia Arquetípica do IJUSP/AJB.

12h30 às 14h – Almoço

14h às 15h30 – “Quando a Terra Fala em Mim: A Experiência de uma Ecopsicologia Junguiana”
Dr. Marco Aurélio Bilibio Carvalho

Psicólogo clínico, Mestre em Psicologia Clínica e Cultura e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Pioneiro na introdução da Ecopsicologia no Brasil. Presidente da International Ecopsychology Society – IES. Diretor do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia – IBE. Analista em Formação pelo Instituto Junguiano de Brasília. Psicoterapeuta por trinta anos em clínica privada na abordagem gestática em Brasilia-DF. Membro do Corpo Docente de Institutos de Formação em Psicoterapia Gestáltica em Brasília, Santa Catarina na interface entre Ecopsicologia e Psicoterapia. Professor convidado do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Tese de Doutorado sobre a dimensão psicológica da crise de insustentabilidade nas perspectivas clínicas da Ecopsicologia, da Psicologia Analítica e da Gestalt.


15h30 às 17h – Mesa Redonda – Alma e Cultura
Moderador: Dr. Joel Sales Giglio
Médico, Psiquiatra pela USP (Rib.Preto – SP), Doutor em Saúde Mental pela UNICAMP (Campinas- SP), Pós doutorado na Univ. de Kansas e na Menninger Foudation (EUA), Analista didata da Associação Junguiana do Brasil – AJB, Ex-Presidente do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas- IPAC/AJB, Músico (violinista) – foi Professor do Instituto de Artes da Unicamp, Professor Associado da Faculdade de Ciências Médicas- FCM- da Unicamp, Coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Analítica da FCM/Unicamp.

15h30 às 16h – “Elos contemporâneos entre a cultura milenar, a cultura popular brasileira e a psicomitologia junguiana”.
Humbertho Oliveira
Analista Didata Junguiano (IJRJ/AJB/IAAP); Coordenador do Departamento de Estudo e Pesquisa da Alma Brasileira da AJB; Professor da pós graduação em psicologia junguiana da UNESA; Artista-pesquisador do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra; Editor dos Cadernos Junguianos; Organizador dos livros “Corpo expressivo e construção de sentidos”, “Mitos, folias e vivências”, “Desvelando a alma brasileira – psicologia junguiana e raizes culturais”.

16h às 16h30 – ” Linguagens esquecidas que alimentam e expressam a alma” 
Dra. Zula Garcia Giglio
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC / SP Doutora em Psicologia da Educação pela Unicamp. Especialização em Arteterapia pela Unicamp. Especialização em Psicologia Analítica Junguiana pela Unicamp. Atuou como Pesquizadora Senior no Núcleo de Estudos Psicológicos e no Centro de Memória, ambos das Unicamp especialmente na interface da Criatividade com Educação. Ainda na Unicamp Foi docente do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade, da Especialização em Arteterapia, e da Pós Graduação em Gerontologia na Faculdade de Educação. Atualmente é docente do Curso de Especialização em Psicologia Junguiana e atende como Arteterapeuta. É membro fundador e participa da Diretoria da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação – Criabrasilis.

17h às 18h30 – “Arte e Alma: Metamorfoses da Imagem”
Dra. Veronica Fabrini
Atriz e encenadora, Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP (1990), Mestre em Artes pela UNICAMP (Encenação -1996), Doutora em Artes Cênicas pela USP (Dramaturgia e Encenação, 2000), com pós-doutorado em Filosofia (Teatro e Filosofia, 2005/2006) na Universidade de Lisboa, junto ao Centro de Filosofia da Ciência. É professora colaboradora do Instituto de Artes da UNICAMP desde 1991 (efetiva em 1996). Diretora artística e atriz-pesquisadora da BOA COMPANHIA (grupo de criação e pesquisa da linguagem cênica, criado em 1992), Coordenadora da ROSA DOS VENTOS (desde 2008), núcleo livre de criação, investigação artística e ação comunitária. Colaboradora do Grupo de Pesquisa PINDORAMA/UNICAMP (Espetacularidades Brasileiras) e IMAM/UFG (Imagem e Mito nas Artes da Cena). Co-criadora dos ENCONTROS ARCANOS, evento acadêmico-artístico anual, dedicado aos estudos do imaginário e suas interfaces com as artes da cena, a antropologia e a psicologia profunda. Com ênfase em Processos Criativos, atua principalmente nos seguintes temas: atuação,
performance, dança, teatro gestual, dramaturgia de cena e dramaturgia de imagem. No campo teórico, sua investigação dirige-se aos estudos do imaginário, à imaginação simbólica e imaginação material, surrealismo, estudos de-coloniais e estudos feministas.

Inscrições Encerradas

Clique neste link para acessar os descontos da Editora Vozes

Acesse www.paulus.com.br/loja
e use o cupom de desconto IPAC

CANCELAMENTO
Os que desejarem cancelar sua inscrição no simpósio  poderão realizar seu cancelamento até 23 de setembro de 2020 receberão o valor integral que foi pago.

MAIS INFORMAÇÕES
Recomendamos que as dúvidas, alterações e cancelamentos sejam feitas com a,secretária do IPAC, pelos canais de atendimento abaixo:
Telefone:  (19 )99881-9764 (Segunda às quintas das 13h às 18h e as sextas-feiras das 8h as 13h)
E-mails: 
eventos@ipacamp.org.br