XXXI Simpósio Regional IPAC

Convidados Confirmados

Dr. Claudio Maretti

Especialista em ordenamento territorial, comunidades tradicionais e relaciones sociedade-natureza.

É pesquisador, consultor e voluntario, pós-doutorando em geografia, vice-presidente da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da UICN para a América de Sul, entre outras contribuições.

Foi presidente e diretor de ICMBio, coordenador do III Congresso de Áreas Protegidas de Latino América y el Caribe, líder de la iniciativa global amazônica, diretor nacional e coordenador de apoio ao Arpa pela Rede WWF, coordenador técnico pela UICN na África Ocidental e diretor e técnico da Fundação Florestal e da Secretaria de Meio Ambiente de Estado de São Paulo.

Dani Calicchio

Desde muito cedo, pratica artes do corpo e, aos 13 anos, começou a dar aulas numa creche da prefeitura de Campinas.

Formou- se em Artes Corporais na Unicamp, onde atuou posteriromente como professora concursada de Técnica de Dança. Participou de companhias de dança e teatro em São Paulo e Rio de Janeiro. Atuou em importantes projetos sociais como arte-educadora de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Participou dos musicais produzidos em São Paulo: OS PRODUTORES, como Assistente de Direção de Miguel Falabella, HAIRSPRAY, dirigido por Miguel Falabella, como substituta da atriz Arlette Salles, A FAMILIA ADDAMS, como substituta da atriz Marisa Orth e Assistente de Direção. Orientou cantores e atores como Marcos Caruso, Eduardo Wotzik, Marco Luque, Marisa Orth, entre outros.

No início da pandemia em 2020, mudou-se para o campo, reformulando suas crenças e valores, processo profundo de onde surgiram projetos artísticos e o Curso Educação dos Sentidos para a Criação. Neste curso, orienta percursos de pessoas em busca de ressignificar seu viver, apoiando-se em metodologias e processos artísticos.

Dra. Denise Gimenez Ramos

Psicóloga clínica,  analista membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (IAAP) e professora titular do Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP, onde coordena o Núcleo de Estudos Junguianos e o Centro de Pesquisa e Atendimento a Vítimas de Trauma Psicológico. Foi eleita por seus pares membro da Academia Paulista de Psicologia cadeira número 27. 

Tem pesquisado principalmente nas áreas da psicossomática e dos complexos culturais como base de patologias sociais, em especial preconceito e corrupção. Na área internacional é autora e palestrante, tendo estado nos últimos anos nas cidades de Buenos Ayres, Montevideo, Los Angeles, Chicago, Santa Barbara, Moscou, Zurich e Basel. 

​Autora de várias obras, seu livro a “A Psique do Corpo” está traduzido para o francês, inglês e russo. Convidada, ministrou palestras na Russian Society of Analytical Psychology e do C.G. Jung Institut (Zurich) recentemente.

Foi presidente do Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay e vice-presidente para as Américas da International Society of Sandplay e da International Association for Analytical Psychology, ambas com sede em Zurich. 

Ganhou, como orientadora de teses em Psicologia Clínica, vários prêmios, entre eles o Prêmio Capes 2016 de melhor tese em Psicologia do Brasil.

Gelson Luis Roberto

Psicólogo, mestre em Psicologia Clínica, analista junguiano, membro da Associação Junguiana do Brasil e da International Association for Analytical Psychology, membro fundador do Instituto Junguiano do RS, presidente da Associação Junguiana do Brasil (2014-16), professor de pós-graduação dos cursos de especialização em Saúde e Espiritualidade e em Psicologia Clínica Junguiana em Porto Alegre, Joinville e Brasília. co-autor do livro As experiências anômalas na perspectiva da Psicologia Complexa de C. G. Jung. Possui artigos e capítulos em revistas e livros, entre eles estão Ensaios sobre a Clínica Junguiana e Jung e os desafios contemporâneos. Pequisador participante de projeto de pesquisa sobre experiências anômalas pela AJB.

Gustavo Barcellos

Escritor e psicólogo, analista didata da Associação Junguiana do Brasil e membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica. Autor de O Irmão: psicologia do arquétipo fraterno, Psique & Imagem, O banquete de psique: imaginação, cultura e psicologia da alimentação, e Mitologias Arquetípicas, todos pela Editora Vozes. Conferencista com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior, coordena seminários de psicologia arquetípica desde 1985 e é o tradutor de vários títulos de James Hillman, analista pós-junguiano e iniciador da psicologia arquetípica. Trabalha há mais de 30 anos como analista em São Paulo.

Isabela Saffe

Psicóloga; Analista junguiana pelo IPABAHIA; diretora de ensino do IPABAHIA; professora de dança; desenvolve há mais de vinte anos um trabalho de dança com grupos de mulheres em imersão na natureza (Chapada Diamantina – BA).

Dra. Liliana Liviano Wahba

Psicóloga; analista junguiana membro da SBPA, professora Dra. da PUC-SP; Pós doutorado na FMUSP; Diretora de Psicologia da Associação Ser em Cena – Teatro de Afásicos.

 

Dra. Sonia Maria Marchi de Carvalho

Médica psiquiatra com graduação e residência na Unicamp. Em 1997 terminou sua formacao em psicologia analitica no Instituto C. G. Jung, Suíça, tornando-se membro da AGAP e IAAP e posteriormente da Sociedade Internacional da Psicologia como Disciplina da Interioridade, ISPDI. Há 22 anos ministra aulas, palestras e supervisão, principalmente sobre Alquimia, Cristianismo e Adições. Desde 2014 vem estudando o pensamento do analista alemão Wolfgang Giegerich que propõe a dialética para pensar a psicologia inaugurada por Jung.

 

Programa

Programa:

Sexta-feira 28/05/2021

18h – Abertura da sala.

18h30 – SU ELO PERDIDO

Vamos criar o tempo das pessoas que sabem de si, que se responsabilizam pelo mundo que criam e pelo rastro que deixam.

Somos hoje o solo exposto, queimando a pele, sem proteção. Estamos desprotegidos e desprotegendo nosso lugar.

Não há como encontrar o elo que perdemos com nossa própria natureza sem reconstruir o caminho de volta, sem reparar tantos danos. E este caminho de volta surgirá logo abaixo de nossos pés quando nos responsabilizarmos pela nossa existência individualmente e, por conseguinte, coletivamente.

Vamos criar o tempo das pessoas que sabem de si.

Dani Calicchio

19h às 20h30 – As trevas e suas imagens.
Gustavo Barcellos

20h30 às 22h – A maldição de Oscar e o desenvolvimento da mulher.

Dra. Denise Gimenez Ramos

Sábado – 29/05/2021

9h às 10h30 – O poder: paixão destrutiva e alicerce da civilização.

Dra. Liliana Liviano Wahba

10h30 às 12h – Degradação da natureza e o bem estar da sociedade.

Dr. Claudio Maretti

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 15h – Exaustão, literalizaçao e emergência do Self: o reverso do espelho.

Gelson Luis Roberto

15h às 16h30 – Conexão com o Feminino:perspectivas e desafios.

Isabela Saffe

16h30 às 18h – A vida como diálogo entre o indivíduo e o entorno.

Dra. Sonia Maria Marchi de Carvalho

 

Inscrições

Após enviar sua Inscrição realizar o

Pagamento nos botões abaixo

CANCELAMENTO
Os que desejarem cancelar sua inscrição no simpósio  poderão realizar seu cancelamento até 16 de Maio de 2021 receberão o valor integral que foi pago. Após esta data não haverá reembolso.

MAIS INFORMAÇÕES
Recomendamos que as dúvidas, alterações e cancelamentos sejam feitas com a secretária do IPAC, pelos canais de atendimento abaixo:
Telefone:  (19) 99881-9764 (Segunda às quintas das 13h às 18h e as sextas-feiras das 8h as 13h)
E-mails: 
eventos@ipacamp.org.br

Patrocínio