Esta monografia aborda a psicodinâmica da auto-estima a partir dos conceitos que estruturam a personalidade de C.G.Jung.
A auto-estima é o sentimento de valor que o indivíduo tem sobre si mesmo, ela se estrutura a partir do relacionamento que a criança tem com seus pais, ou figuras de referência nos primeiros anos de vida.
A auto-imagem que o indivíduo tem de si mesmo desenvolve-se paralelamente com a noção de identidade. A formação do ego, da sombra e da persona estão diretamente relacionadas com a auto-estima.
Experiências de abandono que ocorram na primeira infância podem comprometer a capacidade afetiva, cognitiva, a formação da identidade e da auto-estima.
Para Jung, o arquétipo da criança representa a essência humana pré-consciente e pós-consciente. A partir desta vivência arquetípica o ser humano tem a possibilidade de rever suas experiências infantis de abandono e através da síntese dos opostos, a psique pode encontrar o caminho que leva a superação das projeções e à experiência da possibilidade de integração, ou seja, à Individuação.
Silvia Helena Santos Costa Ano: 2023 Orientadora: Fabiana Lopes Binda RESUMO: O luto é uma experiência humana, uma reação emocional normal de sofrimento quese inicia logo após a perda de uma conexão afetiva muito forte, Leia mais…
Teresa Cristina Rossi Ano: 2023 Orientadora: Prof. Dr. Joel Sales Giglio RESUMO: Este estudo se dedica a investigar a Folia de Reis através de seus rituaisligados à religiosidade popular, num resgate cultural da região de Leia mais…
Simone NevesAno: 2022 Orientadora: Fabiana Lopes Binda RESUMO: O presente trabalho buscou refletir, por meio da perspectiva junguiana, sobre as contribuições das narrativas memorialistas para a transformação do complexo racial. Inicialmente investigamos os aspectos constituintes da memória enquanto faculdade psicológica Leia mais…
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