Psicoterapia e Espiritualidade

Publicado por webmaster em

Joel Sales Giglio
Orientadora: Elizabeth Bauch Zimmermann

Resumo: Estudo comparado das contribuições de William James, Freud, Jung,Walsh e Wilber sobre a natureza e compreensão dos fenômenos espirituais e religiosos. Procuramos identificar as raízes de uma Psicologia da Religião nas tradições místicas orientais, com algum destaque para o Budismo, em particular para o Budismo Mahaiana.
Abordamos as relações entre a Psicologia Junguiana e as manifestações espirituais, buscando uma interpretação psicológica do fenômeno religioso e suas aplicações na prática Analítica e Psicoterapêutica. Trazemos vários exemplos clínicos de nossa prática profissional, discutindo seus aspectos espirituais à luz da Psicologia Analítica de Jung. Fazemos também uma crítica geral às escolas de formação de psicoterapeutas e analistas, nas quais raramente vemos estudos mais aprofundados sobre as manifestações espirituais na vida dos pacientes, mesmo quando elas acontecem no setting terapêutico. Baseados em nossas observações e estudos, recomendamos que se inclua no treinamento dos psicoterapeutas o ensino da Espiritualidade,
independentemente do sistema de crenças do psicoterapeuta, pois as manifestações da Espiritualidade constituem parcela importante das características culturais de um povo.
Palavras-chave : psicoterapia , psicologia analítica, psicanálise, espiritualidade, religião, treinamento do psicoterapeuta.

Categorias: Monografias

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *