Formação de Analistas Junguianos

INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE

FORMAÇÃO DE ANALISTAS JUNGUIANOS

ATÉ 30 de Novembro de 2016

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas – IPAC

Filiado à Associação Junguiana do Brasil – AJB e à

International Association for Analytical Psychology – IAAP 

 

Formação de Analistas Junguianos

O Instituto de Psicologia Analítica de Campinas é uma entidade sem fins lucrativos, filiado à Associação Junguiana do Brasil (AJB), que por sua vez é filiada e credenciada pela International Association for Analytical Psychology (IAAP).

O IPAC tem como objetivos difundir o pensamento da Psicologia Analítica fundada por C. G. Jung, promover cursos de formação de Analistas Junguianos e cursos de extensão no campo da Psicologia Analítica, além de promover pesquisas teóricas e aplicadas dentro do referencial Junguiano.

Desde 2001 o IPAC está realizando um CURSO DE FORMAÇÃO DE ANALISTAS JUNGUIANOS. Além dessa formação, o IPAC vem mantendo grupos de estudos e de supervisão em Psicologia Analítica.

Uma das preocupações do IPAC é buscar novas formas de aplicação da Psicologia Analítica no mundo contemporâneo, seja através de métodos psicoterapêuticos que utilizem linguagens não verbais (modalidades artísticas, por exemplo), seja através de novas possibilidades terapêuticas, utilizando-se técnicas grupais e psicodramáticas com enfoque Junguiano. O IPAC tem também a preocupação de pesquisar técnicas psicoterápicas breves que contemplem a realidade social vigente em nosso país, dentro do referencial da Psicologia Analítica.

Outra área de influência da Psicologia Analítica a ser pesquisada no IPAC é o desenvolvimento da criatividade tanto como forma de leitura da sociedade contemporânea como recurso de psicologia preventiva e promoção de saúde mental.

Em breve, iniciaremos nova turma para o Curso de Formação em Análise Junguiana, destinado a médicos e psicólogos.

 

CLIQUE AQUI PARA VER O REGULAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE ANALISTAS

 

O PROCESSO SELETIVO:

A inscrição do (a) candidato (a) deverá ser realizada através do envio ao IPAC, por correio, dos seguintes documentos em três vias: –

  1. Ficha de inscrição (Clique aqui);
  2. Termo de Inscrição (Clique aqui); 
  3. Comprovantes de inscrição do CRP/CRM;
  4. Declaração de antecedentes éticos institucionais (Clique aqui);
  5. Declaração do analista e ou psicoterapeuta, com número de horas e período de análise individual
  6. Declaração do supervisor com o número de horas de supervisão individual ou em grupo, com datas e período de realização;
  7. Currículo profissional digitado;
  8. Comprovante de pagamento de taxa de inscrição para seleção, sendo que as taxas de inscrição não serão devolvidas, caso o candidato não seja aprovado, ou em caso de desistência;
  9. Certificado de conclusão do curso de especialização.
  10. Três entrevistas com Analistas da Associação Junguiana do Brasil, que serão escolhidos e indicados pela Comissão de seleção do IPAC.
  11. Autobiografia, não necessariamente cronológica, redigida pelo próprio candidato.

 CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO À SELEÇÃO:

  1. Ser médico (a) ou psicólogo (a) clínico com registro no CRP ou CRM há pelo menos 02 (dois anos)
  2. Ter no mínimo 26 (vinte e seis) anos de idade e dois anos de prática clínica;
  3. Ter no mínimo 50 (cinquenta) horas de psicoterapia individual e 50 (cinquenta) horas de supervisão ambas comprovadas
  4. Ter feito curso de especialização em Psicologia Analítica com carga horária mínima de 360 horas, ministrado por instituição idônea;
  5. Pagamento de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) de taxa de inscrição ao IPAC, pessoalmente ou por depósito bancário: ITAÚ, Ag. 1565 CC 22232-8. CNPJ: 03.972.713/0001-05. Favor enviar cópia do recibo ao IPAC, por correio ou e-mail ipacamp@gmail.com

A documentação do candidato deverá ser entregue ou enviada aos endereços abaixo mencionados até o dia 30 de novembro de 2016. O candidato deverá imprimir, assinar e encaminhar com os demais documentos

Aprovada a documentação, o candidato passará para a segunda fase do processo de seleção, quando então será encaminhado para as entrevistas. 

As entrevistas serão realizadas por Analistas da AJB (Associação Junguiana do Brasil). indicados pela diretoria do IPAC. Tais entrevistas deverão ser marcadas diretamente com os Analistas e pagas diretamente aos mesmos o valor estipulado de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) por entrevista.

O processo de seleção será finalizado em julho ou em data estipulada pelo IPAC quando então os resultados poderão ser informados.

Em caso de dúvida entrem em contato com o IPAC nos dados abaixo citados.

AS INSCRIÇÕES deverão ser enviadas à Comissão de Ensino do IPAC, no seguinte endereço:

Rua: Caetano Olivo, 51,Est.Recr.San Fernando, CEP 13.278-134 – Valinhos – SP

MAIORES INFORMAÇÕES:

IPAC –  ipacamp@gmail.com

TEL: (19)38812720 e (019)96077559

Dra. Elisabeth B. Zimmermann

TEL: (19) 3881 1647

E-mail:  zimmandrade@gmail.com

 Dr. Joel S. Giglio

TEL: (19) 3289 5397

E-mail:  joelsgiglio@gmail.com

Alessandro Caldonazzo Gomes

TEL. (35) 98867 5115

 ale.caldonazzo@uol.com.br