Este trabalho buscou refletir sobre a inveja. A inveja sempre foi abordada e ainda o é sob o prisma negativo, muito enfocado pelas teorias kleinianas e pela sociedade em geral. Para nossa reflexão procuramos bibliografias que permitissem novos olhares no sentido da possibilidade de transformação, a partir da sua conscientização. Desta forma, utilizamos o olhar de diversos autores para podermos encontrar um caminho de compreensão da inveja. Entendemos que a inveja intensamente vivida pode estar relacionada a aspectos do desamparo e vazio psíquicos, aspectos presentes no complexo materno em seu polo negativo.
A consciência deste mecanismo e a busca pelo preenchimento interno com aspectos pessoais auxilia no processo de lidar com a inveja de forma a promover transformação.
Palavras-chave: inveja, arquétipo do Feminino, complexo materno, transformação.
Silvia Helena Santos Costa Ano: 2023 Orientadora: Fabiana Lopes Binda RESUMO: O luto é uma experiência humana, uma reação emocional normal de sofrimento quese inicia logo após a perda de uma conexão afetiva muito forte, Leia mais…
Teresa Cristina Rossi Ano: 2023 Orientadora: Prof. Dr. Joel Sales Giglio RESUMO: Este estudo se dedica a investigar a Folia de Reis através de seus rituaisligados à religiosidade popular, num resgate cultural da região de Leia mais…
Simone NevesAno: 2022 Orientadora: Fabiana Lopes Binda RESUMO: O presente trabalho buscou refletir, por meio da perspectiva junguiana, sobre as contribuições das narrativas memorialistas para a transformação do complexo racial. Inicialmente investigamos os aspectos constituintes da memória enquanto faculdade psicológica Leia mais…
0 comentário